quarta-feira, 2 de maio de 2012


PRÉ-HISTÓRIA

O termo Pré-História é utilizado para designar o período anterior ao desenvolvimento da escrita, ocorrida por volta de 4000 a.C. . Para muitos historiadores, o termo Pré-História não é o mais adequado para definir os acontecimentos humanos anteriores ao surgimento da escrita, pois desde o seu surgimento, o homem vem produzindo sua  história, criando e recriando mecanismos que possibilitaram sua sobrevivência.


Surgimento do Homem

         De acordo com as pesquisas mais recentes, o surgimento dos primeiros hominídeos ocorreu por volta de 4 milhões de anos atrás no continente africano. Segundo essas pesquisas, todos os seres humanos descendem de um ancestral comum.  A sua formação é resultado de um longo processo evolutivo. A família dos hominídeos é composta por dois gêneros: o  Australopithecus e o  Homo.

Veja também:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/evolucao/index.php


Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

O período Paleolítico teve início com o surgimento dos primeiros humanos e se estendeu até cerca de 12 mil anos atrás. Foi durante esse período que ocorreu a evolução humana até chegar a espécie Homo Sapiens.

Durante o Paleolítico, nossos ancestrais viviam da caça, pesca e coleta de vegetais. Seus instrumentos de caça eram feitos de pedra lascada, ossos de animais e pedaços de madeira. Os diferentes grupos hominídeos viviam em pequenos bandos, e abrigavam-se em cavernas ou cabanas feitas com galhos e folhas de árvores, formando acampamentos.

A absoluta dependência do meio natural obrigava as comunidades a um deslocamento constante em busca de alimentos ou para fugir de algum perigo que as ameaçava. Eram, portanto, povos nômades, ou seja, não tinham habitação fixa, estavam sempre mudando de lugar. Essa características dos nossos antepassados, foi o responsável pela povoação do planeta.


         A conquista do fogo representa momento importante do período Paleolítico e veio a tornar-se decisivo para o progresso do homem. Segundo historiadores, o primeiro contato com o fogo teria ocorrido há mais ou menos 500 mil anos, possivelmente durante uma tempestade, um raio teria provocado fogo nas savanas africanas. Outra hipótese é de que esse contato teria ocorrido nas terras vulcânicas dos vales da África oriental, durante um fogo provocado pelas lavras vulcão.
          O fogo possibilitou ao homem  se aquecer e iluminar os caminhos e as grutas onde habitava; cozinhar os alimentos; proteger-se mais eficazmente dos animais; maior convivência entre eles.




Os homens do paleolítico também foram excelentes artistas. Sem dúvida, entre as obras mais importantes daqueles homens, estão as misteriosas figuras de animais (touros, cavalos, bisões) pintados com carvão e tintas vegetais nas paredes das cavernas em que viviam. Como estas pinturas eram feitas em rochas, foram chamadas de rupestres.



Neolítico ou Idade da Pedra Polida
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2ZP3vXgX84bv-_YllzR23bSbcfJHcyx-9P27ahOlNZ-cAOwi7RUjGMx6eaQKQXFHw-Y0NcaPXwKDIWvVobK7qgg9A2_7JhHcWR9gpb5wvvDbVCbu-A8PnCxi-X-Q3dvCfZ1XWOKrk97Y/s1600/Revolu%C3%A7%C3%A3o+agr%C3%ADcola.jpg


O período Neolítico, teve início com o desenvolvimento da Agricultura e estendeu-se até a fundição dos metais. Durante esse período os seres humanos passaram a produzir seu próprio alimento. Além de plantar, também passaram a domesticar os animais. As ferramentas foram aprimoradas, as enxadas, foices e machados passaram a ser feitas com pedra polida.

A agricultura combinada com a pecuária possibilitou a sedentarizarão de vários grupos, surgindo as primeiras aldeias e vilas. Todas essas mudanças alteraram profundamente as formas de vida dessas populações, surgindo uma nova divisão do trabalho e uma organização social mais complexa. Essas populações passaram a instituir regras baseadas nos costumes e tradições para ter uma boa convivência em seu grupo.
Outra descoberta importante do Neolítico foi a cerâmica. A fabricação de vasos cerâmicos foi fundamental para armazenar os alimentos.

Idade dos Metais

A Idade dos Metais se estende da descoberta da fundição dos metais até o desenvolvimento da escrita.

O primeiro metal a ser utilizado foi o cobre, devido à sua maleabilidade. A princípio, era martelado sem aquecimento; depois, passou a ser derretido no fogo e colocado em formas de pedra ou barro para ganhar forma. Depois descobriu-se  o estanho e da mistura dos dois, chegou-se ao bronze, que é metal mais resistente e, por isso muito utilizado na fabricação de armas e utensílios para combate, como lança, espadas, escudos e capacetes. O uso do ferro  difundiu-se de forma lenta, por apresentar um maior grau de dificuldade para manuseio e extração.

A fabricação de instrumentos mais afiados e resistentes possibilitou ao ser humano desse período um maior ganho de tempo para se dedicar a novas descobertas.

http://hojeehistoria.blogspot.com.br/2012/04/pre-historia.html

Atividades sobre a Pré-História

http://dl.dropbox.com/u/85353848/Pr%C3%A9-historia/Periodiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria.htm
http://dl.dropbox.com/u/85353848/Pr%C3%A9-historia/A%20Vida%20no%20Paleol%C3%ADtico.htm
http://dl.dropbox.com/u/85353848/Pr%C3%A9-historia/Atividades%20Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria.htm
http://dl.dropbox.com/u/85353848/Pr%C3%A9-historia/Question%C3%A1rio%20(1)%20(1).htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário